25/03/2020 10h53 - Atualizado em 25/03/2020 10h54

Medida de prevenção ao Coronavírus diminui movimento na farmácia municipal

Em decorrência do Decreto do Estado de Calamidade Pública como forma de prevenção e enfrentamento  a pandemia do novo Coronavírus a farmácia da Unidade Básica de Saúde(UBS) de Pejuçara alterou sua rotina, mas continua atendendo aos usuários que procuram a repartição diariamente.

A farmacêutica Joceana Auozani destacou porém, que o atendimento está sendo feito na parte externa da farmácia para evitar a entrada e circulação de usuários no local, atendendo as restrições impostas pelo decreto assinado pelo prefeito Eduardo Buzzatti como forma de prevenir a disseminação da Covid-19 no município.

Medida de prevenção ao Coronavírus diminui movimento na farmácia municipal

A farmacêutica lembra que devido a pandemia, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou a portaria nº 208/2020 onde excepciona o prazo de aceitação das prescrições de medicamentos de uso contínuo no âmbito do SUS no Estado do Rio Grande do Sul durante este período de emergência de saúde pública. “A partir desta portaria as receitas de indicação de uso contínuo(hipertensão, diabetes, asma, artrite, reposição hormonal) passam a ter validade de 12 meses a partir da prescrição. Já as receitas de controle especial(medicamentos controlados) conforme a portaria 344/1998 terão validade de 6 meses a partir da data da prescrição médica”, lembrou a profissional da saúde.

Na farmácia da Unidade Básica de Saúde os usuários estão, além do atendimento, sendo orientados a observar as recomendações para o cumprimento do isolamento social a fim de evitar a disseminação do Coronavírus. “O fluxo da farmácia básica diminuiu consideravelmente, o que mostra que a população está atendendo o apelo das autoridades de saúde para que fiquem em casa”, avaliou Joceana Auozani.