08/11/2019 11h36 - Atualizado em 08/11/2019 16h51

Em encontro com lideranças regionais, Onyx defende revisão da proposta que prevê extinção de municípios


Em encontro com lideranças regionais, Onyx defende revisão da proposta que prevê extinção de municípios

Prefeito Buzzatti e lideranças de Pejuçara participaram da reunião com o Ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni 

O Ministro Chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni esteve ontem em Ijuí onde se reuniu com lideranças partidárias regionais envolvendo os municípios de Pejuçara, Coronel Barros e Augusto Pestana. Na reunião de trabalho realizada em dependências do Jardim Europa Hotel, o Ministro discorreu aos prefeitos, vereadores e presidentes de partidos da base de governo a situação do governo Bolsonaro e também as demandas existentes em Brasília especialmente no que tange a adequação orçamentária da união.

Neste sentido o Ministro Onyx discorreu sobre o pacote econômico enviado ao Congresso Nacional e foi indagado sobre a proposta que prevê a extinção dos pequenos municípios com até 5 mil habitantes.

“Quanto à questão que envolve os municípios, eu volto a pedir que as associações de municípios quando forem conversar com a Confederação Nacional dos Municípios(CNM) conversem com os parlamentares federais para que seja feita uma adequação, um ajuste. Eu defendo que este ajuste seja feito, pois o governo sabe que quando coloca uma proposta no Congresso Nacional, ela vai sofrer essa intermediação entre a sociedade e o executivo o que é a característica fundamental do parlamento. Eu tenho certeza que vamos encontrar um bom caminho e dessa forma dar um pouco de tranquilidade as pessoas que vivem nesses municípios. Os municípios transformam a vida de sua comunidade e isso é inegável, então é preciso buscar um ponto de equilíbrio. Por vezes o burocrata elabora uma proposta que é ótima do ponto de vista fiscal, mas que do ponto de vista do mundo real, não é compatível. Nós não acertamos 100% sempre e essa cota de pequenos equívocos é que agora precisa ser equacionada e relação a esta matéria”, disse o Ministro.

Em encontro com lideranças regionais, Onyx defende revisão da proposta que prevê extinção de municípios

Na mesma reunião, o prefeito Eduardo Buzzatti que esteve acompanhado do secretário de governo Airton Zamberlan, dos vereadores João Martins e Carina Leal Zambra, da presidente do Democratas de Pejuçara Elisabete Maffini, solicitou que o Ministro intervenha para o andamento dos projetos protocolados em Brasília em prol de Pejuçara. “Reforçamos nosso pedido para que os projetos protocolados via Siconv tenham a liberação dos recursos, para desta forma, darmos sequencia as ações de governo em  nosso município”, disse Buzzatti.

O Ministro Onyx Lorenzoni garantiu que a tramitação dessas matérias terá mais celeridade após a tramitação e aprovação da reforma da previdência, salientando que se não for neste ano, muito possivelmente no primeiro semestre de 2020 os recursos passem a ser liberados gradativamente.

O prefeito Eduardo Buzzatti salientou que para além do encontro de trabalho, uma vez que o Ministro cumpria roteiro político pela região, a reunião também serviu para que as lideranças regionais tomassem pé da situação em que se encontra a União, além do reforço das relações e aproximação entre os representantes dos entes federados da União e Municípios.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação 



Enviar por e-mail Imprimir