30/11/2018 16h25 - Atualizado em 30/11/2018 16h25

Educação Empreendedora de Pejuçara é tema para dissertação de Mestrado

Educação Empreendedora de Pejuçara é tema para dissertação de MestradoO Programa Despertar Empreendedora (PDE) de Pejuçara será tema gerador de uma dissertação de mestrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O trabalhoque vem sendo desenvolvido pelo Programa de Educação Empreendedora em meio ao público estudantil da rede municipal chamou a atenção da acadêmica de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional Nível Mestrado, Roselaine Monteiro Moraes.

A pesquisadora que é Técnica na Gerência de Políticas Públicas do Sebrae ficou por dois dias em Pejuçara quando ouviu o Prefeito, a Secretária de Educação, a Diretora da escola Munipal, a Coordenadora Pedagógica os professores, e o agente de desenvolvimento envolvidos no programa que funciona de forma ininterrupta já há cinco anos no município.

Surgido em 2014 a partir da implantação do Sebrae, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) tem como propósito despertar no aluno do Ensino Fundamental uma cultura empreendedora fomentando uma consciência pró ativa para inserir o estudante no mundo do trabalho com maiores possibilidades de êxito. “Foi essa continuidade, essa ausência de lacunas (interrupções entre um ano e outro) que me chamou a atenção”, disse a mestranda ao lembrar que o agora Programa Despertar Empreendedor (PDE) de Pejuçara é o único do Estado em funcionamento há 5 anos consecutivos.

Educação Empreendedora de Pejuçara é tema para dissertação de Mestrado

O programa é dirigido para as turmas do ensino fundamental do 1º ao 9º ano e tem os próprios professores como instrutores. Roselaine Moraes destacou que a intenção da pesquisa é apontar quais são as percepções em relação a mudança de comportamento dos alunos e as características de comportamento empreendedor a partir das atividades aplicadas pelo PDE nas experiências vivenciadas na prática pelos estudantes.

O prefeito Eduardo Buzzatti destacou que atualmente Pejuçara é o município gaúcho que tem mais experiência na área da educação empreendedora e isso ocorreu graças a sensibilização dos professores envolvidos no projeto. “A parceira com o Sebrae celebrada ainda em 2014 foi o início de um projeto muito promissor que desperta nos nossos professores e estudantes um olhar diferente para o futuro. Os ensinamentos proporcionados pelo PDE farão com que os alunos ingressem na sua vida laboral melhor preparados na teoria e na prática para o mundo do trabalho. O sentimento é de gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado por todos. A semente plantada tinha este objetivo, envolver as pessoas até uma conscientização externa que ajudasse na criação da consciência empreendedora que hoje é uma realidade no município”, disse Buzzatti.

Devido ao sucesso do programa, o prefeito sancionou a Lei 1.990 de 31 de outubro de 2018 que instituiu o Programa Despertar Empreendedor na rede municipal de ensino passando a constar na grade curricular do público discente das escolas municipais de Pejuçara.