18/09/2019 17h10 - Atualizado em 18/09/2019 17h10

CRAS reúne usuários do SCFV para sarau gaúcho


CRAS reúne usuários do SCFV para sarau gaúcho

Inserida na programação da Semana Farroupilha em Pejuçara, uma atividade realizada na tarde desta quarta-feira(18) integrou crianças que participam dos projetos Fazer Futuro e Criança Esperança e idosos dos grupos Conviver.

A atividade foi realizada no CTG Pealo da Amizade onde a Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social(Cras) Raquel Bergolli falou aos presentes sobre o objetivo do encontro que culminou em apresentações artísticas por parte da invernada do Centro de Tradições Gaúchas e posteriormente um “bailinho”.

Antes, os presentes puderam participar de uma oficina desenvolvida por integrantes do CTG Pealo da Amizade falando sobre a história do tradicionalista Paixão Côrtes, além de ouvirem histórias referentes às tradições gaúchas. A Patroa Cleonice Villani destacou em sua fala que neste ano em especial o Centro de Tradições resolveu inovar e a partir de seus integrantes, levar o conhecimento, a cultura e a informação até as escolas do município de Pejuçara, bem como, interagir com integrantes dos projetos sociais desenvolvidos pelo município como é o caso do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV).

CRAS reúne usuários do SCFV para sarau gaúcho

A professora Monica Vincensi Linassi coube contar aos presentes com o adendo da dramatização a lenda da Erva Mate.

“A patronagem do CTG Pealo da Amizade tem o prazer de disseminar estas informações sobre a cultura gaúcha, uma vez que essa é a nossa missão. A missão de Educar, Respeitar e Cultuar as tradições do Rio Grande”, disse Cleonice.

O prefeito Eduardo Buzzatti que prestigiou a atividade disse que a Semana Farroupilha é um dos maiores marcos da história do Rio Grande uma vez que os atos heroicos da revolução farroupilha são lembrados. “Aqui nós estamos num dos maiores e melhores CTGs do Rio Grande do Sul e isso reflete o trabalho de toda uma comunidade, a começar pela patronagem, no sentido de que pudéssemos reverenciar a nossa história e a nossa cultura comemorados nesta data”, disse o prefeito reiterando a importância da inserção dos jovens neste contexto histórico das tradições gaúchas.

Ao final da atividade, os participantes puderam degustar o tradicional pão com linguiça. Os idosos do Grupo Conviver estiveram acompanhados da Coordenadora Adalgisa Villani e Neiva Mendes. As crianças do projeto Criança Esperança estiveram acompanhadas pelas professoras Jaqueline Bresolin Basso, Andreia Casalli e Isabel Mastella. A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação Daiane Macangnan Porn também esteve presente na atividade.

Edição: Antonio Brito

Assessoria de Comunicação



Enviar por e-mail Imprimir