13/09/2014 9h53 - Atualizado em 22/09/2014 11h56

ABERTURA DO ACAMPAMENTO

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - 1º DIA


PEJUÇARA

Crianças tiveram aula de cultura gaúcha através

de oficinas no Acampamento Farroupilha

Mais de 500 estudantes da rede municipal e estadual de ensino estiveram circulando pelo Parque de Exposições de Pejuçara, durante toda esta sexta-feira (12/09), recebendo uma verdadeira aula de usos e costumes da cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura, e teve como principal atração a realização de cinco oficinas culturais.

ABERTURA

O Acampamento Farroupilha montou sua programação em cima do tema “Eu sou do Sul” e teve a Oficina de Encilha e Tiro de Laço, com a participação João Carlos Rosa da Silva, Josias da Silva, Lucas Vargas, Léo Vargas, Miguel de Miguel e Afonso Portella.

Na Oficina de Poesia e Conto estiveram atuando a professora Caroline Vione e Rodrigo Martins, no primeiro piso da Casa Italiana. Dentro do pavilhão central aconteceu a Oficina de Dança de Salão com participação de Valdecir e Francieli Mioso e na área externa a Oficina do Churrasco com a colaboração de Elton Pause e Diovani Lopes.

O fechamento deste roteiro cultural, depois das crianças terem passado por todas as estações que foram montadas, acabou na Oficina do Conhecimento que teve como palestrante convidado o comunicador Gabriel Moraes, produtor e apresentador do programa Cevando Mate, da rádio Diário Serrano FM. Gabriel fez um resgate dos fatos que provocaram a Revolução Farroupilha e descreveu seus principais episódios, rejeitando o mito separatista entre outras influências que fizeram inimigos farrapos e imperiais.

A programação do primeiro dia do Acampamento Farroupilha fechou com um animado Fandango Farroupilha, no pavilhão central, e a celebração da tradicional Missa Crioula, no CTG Pealo da Amizade. Esta missa especial teve liturgia e cânticos especiais com acompanhamentos de instrumentos e ritmos regionalistas. Pela primeira vez, será distribuído um livreto com o roteiro da missa, elaborado especialmente para a ocasião pelo pároco da Paróquia São José padre Márcio Laufer.

SÁBADO

No sábado prosseguem as atividades do Acampamento no Parque de Exposições, durante toda manhã e tarde, incluindo mateada e equitação campeira – sendo proporcionada montaria para que pessoas de todas as idades façam um passeio a cavalo. Haverá no final da tarde tertúlia com talentos locais e apresentação artísticas com o Grupo de Danças do Centro Educacional Professora Iara Bergoli – CEPIB, seguido de um show de chula com Leonardo Brizolla Mello (2º lugar no ENART 2013 pelo Grupo Chaleira Preta, de Ijui) e Alex Sandro Lopes dos Santos (Vice-campeão regional de chula no ENART 2013). No encerramento da programação, faz um show gaúcho o cantor Fernando de Carvalho e Grupo.

DOMINGO

A programação do domingo será marcada pela realização de um duplo desfile. Começa às 8h30min o desfile cívico – transferido do último domingo, e por volta das 10h30min inicia o Desfile dos Cavalarianos, ambos no Largo da Prefeitura Municipal, passando pelo Palanque Oficial.

Os cavalarianos seguem em direção ao CTG, onde será servido um almoço de confraternização, organizado pela Patronagem. Durante a tarde haverá apresentação de Maurício Gaúcho e uma Domingueira. Durante a semana, na terça (dia 16), quarta (dia 17) e sábado (dia 19) as atividades se concentram no CTG Pealo da Amizade, onde haverá janta com buffet de comidas típicas da culinária gaúcha e diversas atrações artísticas com elencos de danças da escola e Invernadas do CTG, além de apresentação de trovadores e repentistas, mais shows musicais como Xiru Bueno, Gaita Véia, Grupo Bem Campeiro e tertúlias com talentos locais.

ABERTURA DO ACAMPAMENTO

ABERTURA DO ACAMPAMENTO

ABERTURA DO ACAMPAMENTO



Enviar por e-mail Imprimir