Ipês florescem antes do tempo e pintam a paisagem em pleno inverno

Serviços Urbanos - Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022


Ipês florescem antes do tempo e pintam a paisagem em pleno inverno

Quem mora em Pejuçara já deve ter notado que a cidade ganhou tons de rosa e amarelo nas últimas semanas. Os ipês, famosos durante a primavera, floresceram mais cedo neste ano. A engenheira agrônoma da Emater, Carolina Remus Reis, explica por quê.

“Este ano observamos a floração mais cedo devido, provavelmente, as temperaturas altas ocorridas nos meses de junho e julho, estimulando a planta a florescer. Outro provável fator foi a falta de geadas severas no mês de julho”

No acesso a Pejuçara, pela ERS 553, o colorido das flores contrasta com o verde das lavouras de trigo. E em uma das principais avenidas da cidade, a beleza das árvores floridas chamaram a atenção do jardineiro da Prefeitura, Valdir de Moura.

“É a primeira vez que eu vejo as árvores florescerem tão cedo, os moradores da Vila Zamberlam, vieram conversar comigo, admirados da beleza. Dá pra ver de longe, a avenida está um encanto, valoriza a nossa cidade”.

No Brasil existem mais de 40 espécies de Ipês, sendo os mais comuns o Handroanthus chrysotrichus, conhecido como ipê-amarelo, e o Handroanthus heptaphyllus, conhecido como ipê-roxo. Eles costumam florescer nos meses de agosto e setembro, época que coincide com o final do inverno e início da primavera. Mas já que eles se adiantaram, vamos aproveitar para curtir a paisagem.

Prefeitura Municipal


Pejuçara