Desde a contemplação do município de Pejuçara com recursos da Lei Aldir Blanc a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer(Smec) tem trabalhado na realização dos projetos e aplicação dos recursos. No dia 28 de setembro, houve a contemplação do município com o valor de R$ 45.704,71, mas antes, no dia 16 de setembro a Administração que receberá a informação da contemplação, já havia criado o comitê municipal de implementação das ações emergenciais destinadas ao setor da cultura, através da portaria nº 12.886. Os tramites legais foram cumpridos desde a criação do grupo de trabalho em apoio ao Conselho Municipal de Cultura, através da Portaria nº 12.796 de 30 de junho de 2020.
Entre o período de 17 de setembro a 12 de novembro deste ano o município recebeu inscrições de propostas artísticas da cadeia produtiva e das empresas e entidades culturais para receber auxílio mensal. Foram selecionadas e contempladas com o valor de R$ 1000,00, 18 propostas contemplando os segmentos da música, artesanato, dança e culinária. As “Lives” transmitidas via Facebook e You-Tube para toda a comunidade pejuçarense entre o final de novembro e o mês de dezembro de 2020 foram coroadas de sucesso com índices de audiência elevados na rede.
A Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer(Smec) Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe lembrou que em relação ao auxílio mensal, o município recebeu a solicitação de auxilio de algumas empresas e entidades, no entanto, nenhuma se enquadrou em todos os requisitos dispostos na Lei Federal.
Ainda conforme a titular da Smec o município, através do recurso recebido, também fez a aquisição de bens para o setor cultural, contemplando instrumentos musicais. Foram adquiridos cinco Cajons, 15 flautas doce, 4 teclados, 10 violões, equipamentos de áudio, foto e vídeo, 2 microfones de longa captação e 2 pedestais, tecidos para confecção de figurinos para teatro, dança, e corais constituídos de 60 metros de voal, 104 metros de TNT, 50 metros de algodão cru, 400 metros de malha e 30 metros de juta.
Também foram adquiridos um notebook, uma mesa e um gaveteiro para o Departamento de Cultura, uma estante para livros, 100 unidades de bibliocantos e 124 livros de literatura infantil, juvenil, adulta nacional e estrangeira para a biblioteca pública municipal Machado de Assis. A secretária de educação explicou que a biblioteca foi contemplada com este recurso devido a execução do projeto “Sacola Literária” que durante a pandemia oportunizou aos leitores pejuçarenses uma forma segura de praticar a leitura no âmbito familiar.
Relembre o cronograma de Lives realizadas em Pejuçara:
Texto: Smec
Edição: Antonio Brito
Assessoria de Comunicação
Pejuçara