Dados Gerais

Educação - Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019


Dados Gerais

Pejuçara  é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 28 2524 sul e a uma longitude 53 39 21 a oeste, estando a uma altitude de 449 metros. Sua população é de 3973 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010). Possui uma área de 414,24 km2  representando 0.1541% do Estado, 0.0735% da Região e 0.0049% de todo o território brasileiro.

 

Dados Gerais

 

Pejuçara no Estado do Rio Grande do Sul
Data de criação 15 de dezembro de 1965
Data de Intalação: 16 de dezembro de 1965
Fundação: 15 de maio de 1966
Gentílico: pejuçarense
Prefeita: Flaviana Brandemburg Basso (MDB)
Vice Prefeito: João Luiz Valandro (MDB)
Municípios limítrofes: Cruz Alta, Ijuí, , Bozano,  Condor e Panambi
 

Clima: subtropical úmido
Altitude da sede:449m
Distância à Capital:295.5376 Km
Seu IDH é de 0.796 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
 

Estrutura

 

Pejuçara é conhecida como terra da paz, da tranquilidade e da boa comida. As famílias são acolhedoras e hospitaleiras. A culinária típica italiana é um dos atrativos para os visitantes. Pejuçara é um lugar bom de viver, pela boa relação entre as pessoas.

A cidade possui cinco bairros denominados: Centro, Modelo, Catarina Bresolin Mastella, Renascer e Rio Branco. As oito comunidades do interior fazem parte do organograma estrutural do nosso município, sendo elas: Linha Macúglia, Santa Apolônia,Santo Antônio, Vista Alegre, Passo do Inglês, Linha Jacicema, Passo Marmeleiro e Linha Pedreira.

 

Segurança

 

O Município possui na área de segurança pública os seguintes órgãos: Policia Civil com Delegacia de Policia e a Brigada Militar.

 

Abastecimento de Água /Energia Elétrica

 

  O abastecimento de água na cidade é realizado através da CORSAN-Companhia Riograndense de Saneamento e a Energia Elétrica da RGE - Rio Grande Energia.

 

Saúde para todos: Sistema Municipal de Saúde

 

Nossa saúde é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo como estrutura local a Unidade Básica de Saúde – UBS, que atende toda a comunidade com várias ações envolvendo a Família. Além disso, também disponibiliza aos pacientes, que necessitarem encaminhamentos para outros hospitais e municípios vizinhos, referências na Região e Estado.

 

Hospital Casa Beneficente de Saúde Rio Branco

 

O Hospital surgiu da necessidade de atendimento médico-hospitalar, com o crescimento da cidade desde 23 de setembro de 1966. Hoje, o hospital, atende aos seus pacientes, com internações e serviços ambulatoriais. Disponibiliza de médicos para o Atendimento de Sobreaviso, com especialidades Ginecológica e Obstetra, além de mais dois médicos, ambos Clínicos Gerais e um com formação em Pediatria.

 

Educação

 

A Educação em nosso município desenvolve ações pedagógicas educativas, que contribuem para a formação cidadã, capaz de ouvir, analisar, formar opinião e respeitar as individualidades. Também tem como responsabilidade social, promover a cidadania, cultivar a solidariedade, expandir a capacidade de trabalho em equipe e ter uma educação voltada para a saúde, para a paz e direitos humanos, incluindo como objetivo para aprendizagem o resgate dos  Valores.


 

Inclusão é realidade

 

APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, atende crianças com necessidades especiais de toda a rede municipal, sendo mantida com o apoio dos associados e da Prefeitura Municipal de Pejuçara. Também temos nas Escolas, profissionais com formação específica e salas multifuncionais.


 

Prefeitura Municipal


Pejuçara