Trabalho de confecção de máscaras individuais está concluído em Pejuçara

Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 27 de Abril de 2020


Trabalho de confecção de máscaras individuais está concluído em Pejuçara

Em ato realizado na tarde desta segunda-feira(27) em dependências do Centro Municipal do Idoso foram entregues as cerca 8 mil e 200 máscaras confeccionadas numa ação solidária que envolveu cerca de 120 pessoas entre costureiras e voluntárias que trabalharam no corte dos elásticos, separação dos pedaços e classificação das cores que seriam utilizados na confecção das máscaras.

O trabalho que iniciou no dia 3 de abril com a reunião que definiu pela realização da ação teve no total 11 dias uteis trabalhados lembrou a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti que coordenou a ação denominada “muitas mãos”. O Prefeito Eduardo Buzzatti em sua fala destacou e agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidas lembrando que essa foi mais uma etapa do enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus que estava sendo concluída. “Nesta ação, porém, estaremos atingindo 100% da população de Pejuçara”, lembrou reiterando para tranquilizar a comunidade que não há casos de Coronavírus no município.

O gestor municipal lembrou do investimento feito ao redor de R$ 15 mil com recursos próprios para a aquisição do material necessário para a confecção das máscaras, no entanto, disse que o maior investimento foi o trabalho voluntário de todas as pessoas envolvidas na ação solidária. “É um trabalho voluntário que irá ajudar outras pessoas, uma espécie de lição que nos trouxe este vírus no que concerne a coisas que estávamos deixando em segundo plano”, lembrou.

 

A coordenadora das costuras no Centro Municipal do Idoso Lenara Turcato disse que no local foram confeccionadas cerca de 5 mil máscaras, sendo as demais feitas nas casas de pessoas que voluntariaram para o trabalho. A anatomia facial de cada um é diferente e neste sentido a Administração Municipal lembrou que as pessoas, talvez, tenham que fazer pequenos ajustes para a utilização das máscaras que foram confeccionadas em tamanho padrão tanto no seu corte, quanto no tamanho do elástico. Em relação ao tecido utilizado, a Primeira Dama Maria Lúcia lembrou que o material é de Percal e Tricoline 100% algodão, um tecido mais tramado que possibilita várias lavagens. “As máscaras são laváveis e reutilizáveis podendo ser passadas frente e verso, o que possibilitará o seu uso por mais tempo”, frisou Maria Lúcia. A Primeira Dama solicitou ainda aos Agentes de Saúde que lembrem à população quando da entrega, que cada máscara foi feita com muito amor e com a fé de que tudo isso irá passar, solicitando que a comunidade compreenda eventuais desajustes anatômicos dos modelos.

 

Trabalho de confecção de máscaras individuais está concluído em Pejuçara

 

A Primeira Dama, que coordenou o trabalho de confecção das máscaras agradeceu o envolvimento de todas as pessoas que se voluntariaram para a ação. “Não por acaso nominamos esta ação de “muitas mãos”, por que despertamos nas pessoas que estavam em casa isoladas, o sentimento solidário, de ajudar ao próximo em um momento de muita apreensão e preocupação por todos, por isso o nosso agradecimento pelo empenho, dedicação e solidariedade de todos que se envolveram para que hoje pudéssemos estar fazendo esta entrega”, disse.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Daronco lembrou da logística que está montada pela pasta para que os Agentes Comunitários de Saúde possam fazer chegar a cada munícipe as máscaras destinadas. Daronco parabenizou a administração municipal pela iniciativa solidária destacando que em meio a pandemia, mais uma vez, todos os envolvidos deram exemplos de responsabilidade e solidariedade para com o próximo.

 

Trabalho de confecção de máscaras individuais está concluído em Pejuçara

 

O Prefeito Eduardo Buzzatti destacou por fim, que desde o dia 16 de março quando houve o decreto de calamidade pública, a administração desenvolve ações de prevenção e enfrentamento ao vírus  com toda uma estrutura montada e o trabalho diuturno para evitar o contágio por Coronavírus na cidade de Pejuçara. “Desde o dia 16 de março estamos procurando estar preparados para o pior que queira Deus, não aconteça. De lá para cá as ações que vem sendo desenvolvidas tem sempre como objeto o enfrentamento a pandemia a partir da prevenção e nesta em especial, vocês Agentes de Saúde serão o último elo de ligação com a comunidade. Sintam-se estimulados e integrados ao conjunto desta obra realizada para levar além da prevenção, também mais tranquilidade a nossa população. Vivemos um momento de calamidade publica em função da pandemia e da situação de emergência por conta da estiagem. São duas coisas que nunca haviam ocorrido juntas em Pejuçara e que nos trazem muita preocupação especialmente por conta da gestão dos recursos. Por isso este trabalho feito a muitas mãos envolvendo a Administração, servidores, e pessoas voluntárias da comunidade nos motiva a continuar, sem esmorecer, esperando poder afirmar num futuro próximo que tudo o que estamos fazendo foi para manter saudável cada morador e cada  moradora do nosso município”, finalizou.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação

 

Prefeitura Municipal


Pejuçara