Em ato realizado na tarde desta segunda-feira(27) em dependências do Centro Municipal do Idoso foram entregues as cerca 8 mil e 200 máscaras confeccionadas numa ação solidária que envolveu cerca de 120 pessoas entre costureiras e voluntárias que trabalharam no corte dos elásticos, separação dos pedaços e classificação das cores que seriam utilizados na confecção das máscaras.
O trabalho que iniciou no dia 3 de abril com a reunião que definiu pela realização da ação teve no total 11 dias uteis trabalhados lembrou a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti que coordenou a ação denominada muitas mãos. O Prefeito Eduardo Buzzatti em sua fala destacou e agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidas lembrando que essa foi mais uma etapa do enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus que estava sendo concluída. Nesta ação, porém, estaremos atingindo 100% da população de Pejuçara, lembrou reiterando para tranquilizar a comunidade que não há casos de Coronavírus no município.
O gestor municipal lembrou do investimento feito ao redor de R$ 15 mil com recursos próprios para a aquisição do material necessário para a confecção das máscaras, no entanto, disse que o maior investimento foi o trabalho voluntário de todas as pessoas envolvidas na ação solidária. É um trabalho voluntário que irá ajudar outras pessoas, uma espécie de lição que nos trouxe este vírus no que concerne a coisas que estávamos deixando em segundo plano, lembrou.
A coordenadora das costuras no Centro Municipal do Idoso Lenara Turcato disse que no local foram confeccionadas cerca de 5 mil máscaras, sendo as demais feitas nas casas de pessoas que voluntariaram para o trabalho. A anatomia facial de cada um é diferente e neste sentido a Administração Municipal lembrou que as pessoas, talvez, tenham que fazer pequenos ajustes para a utilização das máscaras que foram confeccionadas em tamanho padrão tanto no seu corte, quanto no tamanho do elástico. Em relação ao tecido utilizado, a Primeira Dama Maria Lúcia lembrou que o material é de Percal e Tricoline 100% algodão, um tecido mais tramado que possibilita várias lavagens. As máscaras são laváveis e reutilizáveis podendo ser passadas frente e verso, o que possibilitará o seu uso por mais tempo, frisou Maria Lúcia. A Primeira Dama solicitou ainda aos Agentes de Saúde que lembrem à população quando da entrega, que cada máscara foi feita com muito amor e com a fé de que tudo isso irá passar, solicitando que a comunidade compreenda eventuais desajustes anatômicos dos modelos.
A Primeira Dama, que coordenou o trabalho de confecção das máscaras agradeceu o envolvimento de todas as pessoas que se voluntariaram para a ação. Não por acaso nominamos esta ação de muitas mãos, por que despertamos nas pessoas que estavam em casa isoladas, o sentimento solidário, de ajudar ao próximo em um momento de muita apreensão e preocupação por todos, por isso o nosso agradecimento pelo empenho, dedicação e solidariedade de todos que se envolveram para que hoje pudéssemos estar fazendo esta entrega, disse.
O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Daronco lembrou da logística que está montada pela pasta para que os Agentes Comunitários de Saúde possam fazer chegar a cada munícipe as máscaras destinadas. Daronco parabenizou a administração municipal pela iniciativa solidária destacando que em meio a pandemia, mais uma vez, todos os envolvidos deram exemplos de responsabilidade e solidariedade para com o próximo.
O Prefeito Eduardo Buzzatti destacou por fim, que desde o dia 16 de março quando houve o decreto de calamidade pública, a administração desenvolve ações de prevenção e enfrentamento ao vírus com toda uma estrutura montada e o trabalho diuturno para evitar o contágio por Coronavírus na cidade de Pejuçara. Desde o dia 16 de março estamos procurando estar preparados para o pior que queira Deus, não aconteça. De lá para cá as ações que vem sendo desenvolvidas tem sempre como objeto o enfrentamento a pandemia a partir da prevenção e nesta em especial, vocês Agentes de Saúde serão o último elo de ligação com a comunidade. Sintam-se estimulados e integrados ao conjunto desta obra realizada para levar além da prevenção, também mais tranquilidade a nossa população. Vivemos um momento de calamidade publica em função da pandemia e da situação de emergência por conta da estiagem. São duas coisas que nunca haviam ocorrido juntas em Pejuçara e que nos trazem muita preocupação especialmente por conta da gestão dos recursos. Por isso este trabalho feito a muitas mãos envolvendo a Administração, servidores, e pessoas voluntárias da comunidade nos motiva a continuar, sem esmorecer, esperando poder afirmar num futuro próximo que tudo o que estamos fazendo foi para manter saudável cada morador e cada moradora do nosso município, finalizou.
Edição: Antonio Brito
Assessoria de Comunicação
Pejuçara