Mais de 200 pessoas foram ao Centro Municipal de Saúde no dia D contra o Sarampo

Saúde - Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020


Mais de 200 pessoas foram ao Centro Municipal de Saúde no dia D contra o Sarampo

Mais de 200 pessoas foram ao Centro Municipal de Saúde no dia D contra o Sarampo

A chuva registrada no sábado(15) na grande maioria dos municípios da região contribuiu para amenizar o calor e propiciou que muitas pessoas procurassem os postos de vacinação no dia D de vacinação contra o Sarampo.

Em Pejuçara, conforme a enfermeira Coordenadora dos Programas de Imunização Aline Mattes Gehrke a situação não foi diferente. “Com 205 pessoas tendo comparecido no Centro Municipal de Saúde, podemos afirmar que o nosso dia D foi um sucesso”, disse. Ela lembrou que a equipe trabalhou na atualização da caderneta de vacinas tendo sido colocado em dia o que faltava, principalmente a vacina da Febre Amarela(FA) que teve um reforço neste ano. Foram aplicadas 100 doses da vacina preventiva a Febre Amarela, mas no total 119 pessoas receberam vacinas a partir da ação desenvolvida no Centro Municipal de Saúde.

Aline Gehrke disse que nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) estará recebendo mais doses, devido a falta no estoque, e excepcionalmente na quinta-feira(20) pela manhã estas doses serão disponibilizadas ao público alvo da campanha.

Ela explica que a partir disso a vacina seguirá sendo oferecida nas segundas-feiras. A vacina da Febre Amarela é aplicada aos 9 meses de idade e aos 4 anos um reforço, no adulto basta ter  recebido uma dose. “No entanto, neste ano o Ministério da Saúde recomendou um reforço para todas as pessoas que receberam uma dose antes de completar 5 anos de idade. Por isso aproveitamos a oportunidade em vacina, já que estávamos trabalhando com o público alvo deste reforço”, frisou.

Mais de 200 pessoas foram ao Centro Municipal de Saúde no dia D contra o Sarampo

A vacinação na região da 17ª CRS

Nos 20 municípios da 17ª CRS, até o dia 15 de fevereiro, 6 dias de campanha contra o sarampo, foram avaliadas mais de 5.300 cadernetas de vacinação somente na faixa etária de 5 a 19 anos, fora população de pais/responsáveis ou outras faixas etárias não contempladas nos boletins. Foram vacinas até o momento 229 crianças e adolescentes que não estavam imunizadas ou encontravam-se com esquema vacinal incompleto.

Os boletins consolidados enviados à CRS nesta segunda-feira(17) mostram que o Dia D aumentou em 198% o comparecimento à sala de vacina quando comparado ao somatório de todos os outros dias, e um aumento de 495% no número de doses aplicadas na faixa etária da campanha(5 a 19 anos) quando comparado ao somatório dos demais dias. Além do aumento significativo no comparecimento e vacinação contra o sarampo registramos que somente no Dia D foram administradas mais de 1500 doses da vacina contra a Febre Amarela nos municípios que compreendem a região de abrangência da 17ª CRS.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal


Pejuçara