6ª Colheita do PDE encantou pela criatividade e pelo sucesso de público e vendas

Turismo e Cultura - Sábado, 30 de Novembro de 2019


6ª Colheita do PDE encantou pela criatividade e pelo sucesso de público e vendas

6ª Colheita do PDE encantou pela criatividade e pelo sucesso de público e vendas

Com sucesso de público e vendas e o encantamento da comunidade pejuçarense foi encerrado neste sábado(30) mais um ciclo de atividades do Programa Despertar Empreendedor(PDE). Desde as primeiras horas da tarde os espectadores foram chegando para conferir de perto as novidades trazidas pelos alunos integrados ao PDE e seus professores aplicadores.

Foram montadas 13 lojas para comercialização dos produtos criados a partir das oficinas, treinamentos, orientações e acompanhamento dos professores desde o mês de março quando foi dada a largada para as atividades do PDE em 2019. Estes produtos foram planejados e confeccionados para atrair e satisfazer os clientes da 6ª colheita.

A diretora da Escola Municipal Sandra Oliveira falou de seu orgulho em poder apresentar o trabalho realizado pelos alunos ao longo do ano. Desde sua implantação o PDE tem cumprido seu objetivo de despertar o empreendedorismo nos educandos. “Responsabilidade, comprometimento e desenvolvimento da autoconfiança são alguns dos benefícios gerados pelo PDE aos alunos. O programa está a preparar estes jovens estudantes para enfrentar os desafios do século 21. A Escola Municipal não é mais a mesma há 6 anos, depois da aplicação do PDE ela cresceu  e os alunos e professores ganharam em experiência, aprendizagem, conhecimento, senso de liderança e persistência”, ponderou.

6ª Colheita do PDE encantou pela criatividade e pelo sucesso de público e vendas

A professora Coordenadora dos programas educacionais no município de Pejuçara, Eliane de Moura Zamberlan disse estar feliz por tudo o que aconteceu neste ano de 2019. Salientou o empenho de todos os professores aplicadores, dos alunos e da administração municipal e agradeceu em especial as professoras coordenadoras do PDE Caroline, Elisangela e Silvia. Destacou às professoras que se os programas educacionais do município dão certo é por que elas estão juntas nesta proposta reiterando que os professores, os funcionários e os alunos mais ainda, além dos pais.

“Nesta tarde é somente gratidão, e muita alegria por que são 321 alunos inseridos no Programa Despertar Empreendedor, 150 alunos frequentando o Centro Educacional Professora Iara Bergolli(Cepib), e ao todo são 621 alunos atuantes e participando do Programa de Educação Fiscal. Esse sucesso foi sonhado e está sendo realizado pela Administração Municipal, por isso todos estamos de parabéns”, destacou

Dentre as autoridades presentes o Consultor do Programa de Integração Tributária(PIT) Osmar Khum salientou que o município de Pejuçara é exemplo para o Estado a partir do trabalho que é realizado. De acordo com ele, a aplicação do conhecimento é na criança e o que vem sendo feito pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e lazer é admirável e de muita competência. “Esse engajamento da administração municipal juntamente com professores, alunos e pais é que faz as coisas acontecerem e darem certo”, frisou.

De acordo com ele, o empreendedorismo na Escola é uma das coisas fundamentais que podemos deixar como semente para nossos filhos e netos para que num futuro próximo possam usar deste conhecimento e sabedoria para enfrentar este mundo competitivo. O representante do PIT elencou ainda como substancial o trabalho que é feito em equipe para que o PDE aconteça. “Uma pessoa só não conseguiria realizar o trabalho do tamanho que ele merece ser, então por isso, todos os envolvidos estão de parabéns”, disse.

6ª Colheita do PDE encantou pela criatividade e pelo sucesso de público e vendas

Representando o Sebrae, Altamir Bernardes disse que Pejuçara já é um exemplo no Programa Despertar Empreendedor seguido por outros municípios da região, lembrando que o PDE serviu de “case” para professores de São Luiz Gonzaga que passaram um dia em Pejuçara numa capacitação sobre o funcionamento e aplicação do programa. “Pejuçara abraçou esta ideia desde o seu principio sendo a cidade piloto do Estado para aplicação da Educação Empreendedora. Este movimento iniciado aqui com o PDE, que é JEPP em outras cidades atinge no Estado do Rio Grande do Sul 45 mil alunos. O envolvimento de Pejuçara neste projeto trabalhando comportamentos empreendedores é tocante e os frutos se não estão sendo colhidos agora, estarão sendo num futuro bem próximo”, parabenizou.

A secretária de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe salientou sua felicidade em ter acompanhado este projeto desde o seu inicio quando o desafio foi aceito pela administração em 2014. De acordo com ela a cultura empreendedora incutida nos alunos se nota na alegria deles em estar participando da colheita. “As sementes estão germinando e mudando a concepção de educação, não só dos alunos de Pejuçara, mas também de toda a comunidade escolar. O futuro de Pejuçara com esta semente lançada, as próximas gerações e os próximos administradores terão um olhar diferente no sentido da busca pelo desenvolvimento”, destacou.

A 6ª colheita do PDE trouxe a comunidade produtos na área da gastronomia, artesanato e produtos feitos a partir de material reciclável, além de cosméticos. O prefeito Eduardo Buzzatti destacou sua alegria e emoção em estar vivenciando uma atividade de um significado extraordinário. “A caminhada é árdua e os desafios são grandes, mas quando você chega num dia como este e vê que as coisas estão acontecendo e dando certo precisamos mesmo nos emocionar”, salientou.

O prefeito destacou ainda que o PDE mudou o patamar da Escola Municipal Pejuçara e lembrou do papel importante do Sebrae nesse contexto. Reiterou a importância do trabalho desenvolvido pela direção da Escola Municipal a partir da diretora Sandra Oliveira. “O suporte dado pela direção aos professores e alunos é preponderante para o sucesso do PDE”, lembrou.

O prefeito salientou ainda que “ao final de mais uma colheita do PDE, quero penhoradamente, sensibilizado e até emocionado,  parabenizar, enaltecer e agradecer o trabalho,  dedicação,  criatividade e comprometimento de todos os envolvidos. Todo o trabalho da Secretaria Municipal de Educação, Supervisão dos Programas Educacionais,  Direção e Coordenação da Escola Municipal Pejuçara, Coordenacão do Cepib, Professores aplicadores, Servidores,  colaboradores, alunos, pais, Sebrae, enfim a todos. Tenho absoluta certeza que os desafios enfrentados durante a caminhada neste ano, serviram para engrandecer cada um como ser humano em seu dom particular. Vocês foram os protagonistas deste grandioso evento. Vida longa ao PDE e a Escola Municipal de Pejuçara”, concluiu o Chefe do Executivo.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação


Prefeitura Municipal


Pejuçara