Smec reúne entidades para discutir programação da Semana da Pátria

Turismo e Cultura - Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019


Smec reúne entidades para discutir programação da Semana da Pátria

Smec reúne entidades para discutir programação da Semana da Pátria

A Administração Municipal, através da Secretaria da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer(Smec) realizou na manhã desta sexta-feira(9) reunião para afinar a programação a ser desenvolvida no município de Pejuçara durante a Semana da Pátria.

Neste ano, o recebimento da centelha do fogo simbólico da Pátria ocorrerá no dia 20 de agosto as 14h50 às margens da ERS-512 no trevo que demanda para Ijuí na BR-285. Após o recebimento, a centelha será trazida até as dependências do Grêmio Esportivo São Luiz de Pejuçara de onde um grupo de alunos da rede pública de ensino participará da 82ª corrida do fogo simbólico da Pátria para a condução da centelha até o batalhão de operações da Brigada Militar de Pejuçara. No local, com a presença de autoridades, representantes de entidades, escolas e sociedade civil organizada, haverá o ato cívico de recebimento da centelha do fogo simbólico e acendimento da Pira em homenagem à Pátria que estará a cargo da EMEI Maria Schuster.

Smec reúne entidades para discutir programação da Semana da Pátria

Neste ano a Semana da Pátria terá como tema nacional “A bandeira do Brasil”. Já o tema regional será “O parque regional Manuel Luiz Osório” e em Pejuçara o tema municipal será os “50 anos da Biblioteca Pública Machado de Assis”, com homenagem a servidora pública Isaura Veneranda Parussolo que dedicou 34 anos de serviços ao acervo municipal.

A chegada do fogo simbólico ao palanque oficial  na Praça Visconde de Rio Branco ocorrerá no dia 2 de setembro onde o ato oficial de abertura da Semana da Pátria será com o acendimento da chama e pronunciamento do prefeito Eduardo Buzzatti, execução do Hino Nacional  e hasteamento das bandeiras, com participação dos alunos da oficina de música do Cepib, acompanhados pelo professor Rodrigo Martins, apresentação dos alunos das escolas municipal e estadual e as homenagens da Semana da Pátria. No mesmo dia haverá a abertura, no hall de entrada do Centro Administrativo Municipal, da exposição fotográfica alusiva aos homenageados do município de Pejuçara.

O desfile cívico da Pátria ocorrerá no dia 7 de setembro a partir das 14h30 na rua Getúlio Vargas em frente ao Centro Administrativo e ao Palanque Oficial. Antes, às 8h30 da manhã ocorre o ato cívico de hasteamento das bandeiras no Palanque Oficial da Praça Visconde de Rio Branco.

Conduzida pela secretária de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, a reunião também teve a presença do prefeito Eduardo Buzzatti. “É importante esse encontro de definição sobre a realização do desfile da Pátria. A parada cívica precisa acontecer e faremos como forma de continuar ensinando e incentivando a civilidade e a cidadania aos nossos jovens estudantes do município”, destacou o chefe do executivo. 

Leia a programação na integra:

Smec reúne entidades para discutir programação da Semana da Pátria

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal


Pejuçara