Grupo de Apoio ao pacientes oncológicos completa cinco anos
Saúde - Segunda-feira, 22 de Abril de 2019


A tarde da segunda-feira(22) foi de comemoração para os integrantes do grupo de apoio aos pacientes oncológicos, aprendendo a viver com o câncer que mantém encontros mensais sob a coordenação de integrantes da Secretaria Municipal da Saúde. Composto por aproximadamente 25 pessoas, o grupo reúne pacientes que estão passando pelo tratamento oncológico e também interessados e familiares para compartilhar informações e trocar experiências.
Além de poder relatar as experiências vividas na busca pela cura da doença, as pessoas que integram o grupo também participam de atividades com profissionais da saúde. O encontro desta segunda-feira(22) teve um motivo especial, a comemoração dos 5 anos de atividades do grupo que foi formado em 7 de abril de 2014.
Ao longo da tarde os participantes puderam relatar um pouco de sua história e ouvir de duas convidadas especiais as experiências vividas. A advogada Valéria Schutz que atua como cerimonialista e sua mãe Sueli que enfrentam juntas a doença vieram de Panambi para compartilhar um pouco de sua experiência na luta contra o câncer.
O que se ouviu durante o encontro foi um relato de superação e acima de tudo de otimismo para aquelas pessoas acometidas pela enfermidade. A medicina está muito avançada e o câncer já não é mais sentença de morte, disse a advogada Valéria Schutz ao relatar aos participantes do grupo de apoio um pouco da sua caminhada que já perdura há 6 anos. Ela contou que em nenhum momento pensou em desistir e sempre acreditou que irá curar-se da doença. O apoio da família é muito importante para este enfrentamento, mas a chave principal para superarmos as dificuldades somos nos mesmos, pois 80% da cura da doença está na nossa cabeça, disse Valéria referindo-se ao modo de agir, a reação que a pessoa deve ter quando diagnosticada com o câncer. Valéria e sua mãe Sueli participaram do programa global Encontro com Fatima Bernardes onde relataram em rede nacional a sua história de luta conjunta contra a doença.
Para a nutricionista Ângela Adams Martins a experiência vivida durante a tarde foi muito boa. Nós como profissionais da saúde estamos realizados porque aqui neste grupo temos muito vitoriosos, pessoas otimistas que acreditam e são capazes de enfrentar as dificuldades. A enfermeira Aline Gherke também participou do encontro e ressaltou que as equipes da Secretaria da Saúde estão prontas para ajudar.
A Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti agradeceu a presença de todos especialmente de Valéria Schutz e sua mãe Sueli por compartilharem com o grupo um pouco da sua experiência. Temos muitos vitoriosos aqui e o papel da administração municipal é dar o apoio necessário para que os pacientes oncológicos tenham saúde e qualidade de vida aprendendo a viver com o câncer dia após dia até o diagnóstico da cura, destacou.

