Saúde - Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020

Projeto para desenvolvimento da agricultura familiar é o mais votado na consulta popular

Pejuçara registrou a participação de 277 eleitores

A votação da Consulta Popular 2020 encerrada no último dia 3, mobilizou 4.204 eleitores nos 11 município que integram a região do Corede do Noroeste Colonial. De Pejuçara participaram 277 eleitores de um total de 3.042. Três projetos contemplavam a cédula de votação de onde os dois mais votados teriam o recurso destinado para esta edição da Consulta, divididos em partes iguais para sua realização.

Os eleitores elegeram como o mais votado o projeto de número 1 que versa sobre o Desenvolvimento da Agricultura Familiar com a realização do Programa de qualificação de agricultores familiares e aquisição de equipamentos através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR. O projeto do Desenvolvimento Rural recebeu 2.349 votos e pela votação terá destinados R$ 314.285,72 para sua realização.

O segundo projeto mais votado foi o de número 3, Controle da qualidade da água e alimentos. O projeto tem o propósito de desenvolver a Avaliação de Resíduo de Agrotóxicos em água e hortaliças consumidas na Região Noroeste do Estado e ações educacionais. Este recebeu 962 votos sendo o segundo mais votado e, portanto, garantindo o aporte de recursos na ordem de R$ 314.285,72 para sua realização.

O projeto de número 2 que tratava do Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas Individuais ligado á Secretaria de Trabalho e Assistência Social recebeu 893 votos não sendo eleito no processo da Consulta Popular. O município que registrou maior número de eleitores que votaram foi Ijuí com a participação de 1.323 pessoas de um total de 64.384 eleitores do município.