Saúde - Quinta-feira, 03 de Setembro de 2020

Ato de abertura da Semana da Pátria homenageia pracinhas e Grupo Girassol

Em ato realizado no palanque oficial do município de Pejuçara foi aberta oficialmente a semana da Pátria no município. Com presença de autoridades e familiares dos homenageados, além de integrantes do Grupo Girassol que neste ano completa 25 anos de fundação, a solenidade aconteceu observando os protocolos de distanciamento social, proteção individual e higienização das mãos como forma de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus.

Neste ano, nas comemorações dos 198 anos de independência do Brasil, o tema Nacional é o Hino Nacional Brasileiro, canção que representa a nação, exalta fatos acontecidos e carrega a identidade do nosso povo. O tema Estadual é a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial, que inclui a Força Expedicionária Brasileira, os “pracinhas” gaúchos, o Grupo de Caça “Senta a Pua” e seus pilotos. A nível Municipal, a homenagem da Administração de Pejuçara é para o Grupo Girassol, pelo transcurso dos seus 25 anos de fundação.

O ano de 2020 é importante para a história mundial e também brasileira pois comemora-se 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, marcada polos horrores do holocausto e a tragédia provocada pelas bombas nucleares no território japonês. Dos mais de 25 mil soldados enviados para lutar no fronte, 1.880 soldados eram gaúchos. Entre os soldados gaúchos, dois moradores do município de Pejuçara estavam na batalha, o senhor Antônio Zambra e o senhor Possidônio Mastella. Durante a abertura oficial da semana da Pátria o município de Pejuçara, homenageou os ex-soldados pejuçarenses falecidos em 1996 e 1997 respectivamente.

Ato de abertura da Semana da Pátria homenageia pracinhas e Grupo Girassol

Um representante familiar de cada soltado foi chamado para receber um Diploma de Mérito, entregue pelo prefeito Municipal Eduardo Buzzatti e a Secretária de Educação Maria de Lourdes.

A homenagem municipal foi para o Grupo de Terceira Idade Girassol que neste ano de 2020 completa seu jubileu de prata. Uma placa em alusão aos 25 anos foi entregue pelo Prefeito municipal Eduardo Buzzatti, Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti e pela secretária de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe a senhora Etelvina Marchesan que representou o Grupo Girassol no ato.

Ato de abertura da Semana da Pátria homenageia pracinhas e Grupo Girassol

Suzete Maffini, integrante do grupo Girassol também fez sua saudação no ato, agradecendo todo o empenho da Administração Municipal no sentido da manutenção das atividades do grupo e investimentos que propiciam a saúde e o bem-estar da população integrante dos grupos de Terceira Idade.  O desfile cívico municipal ocorre no dia 6, domingo de forma diferente neste ano tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus. Será realizado a partir das 15h30 o Drive Thru Cívico Escolar onde os interessados em participar poderão caracterizar seus veículos com motivos da Pátria para integrar a carreata cívica que terá como percurso a saída junto ao posto Rigonatto passando pela Avenida Antônio Alves Ramos,  pela Av. Getúlio Vargas contornando a praça Visconde de Rio Branco e retornando ao local de origem onde haverá a dispersão dos participantes. O desfile terá transmissão pela rádio Pejuçara FM 105.9 e também pelo facebock da emissora.