Saúde - Quinta-feira, 03 de Setembro de 2020

Grupo Girassol recebe homenagem pela passagem dos 25 anos

Durante o ato de abertura da Semana da Pátria de Pejuçara o Grupo de Terceira Idade Girassol foi um dos homenageados no âmbito municipal pela passagem dos seus 25 anos de fundação. Uma placa comemorativa pelo transcurso do jubileu de prata foi entregue pela Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti e o Prefeito Eduardo Buzzatti. Como forma de marcar a data o Grupo Girassol ganhou uma exposição que conta um pouco de sua história no hall de entrada do Centro Administrativo Municipal.

Surgido no dia 22 de outubro de 1995, o grupo era formado exclusivamente por mulheres acima dos 55 anos de idade. Idealizado pela Primeira Dama Maria Lucia Stella Buzzatti e tendo o apoio de Laura Molina Stella, Suzette Lorenzoni Maffini e Márcia Maria Dal Forno Mastella, atualmente  o grupo conta com a participação de 45 associadas.

Nesses 25 anos de história, o grupo Girassol trabalhou seus objetivos no sentido de promover a convivência e a sociabilidade; a solidariedade na comunidade pejuçarense; estimular a vivência na terceira idade com descontração, visando a saúde e bem estar das suas integrantes.

O grupo conta com o apoio do poder público, que por meio da Secretaria de Assistência Social, disponibiliza o espaço físico para os seus encontros e, também, uma educadora física para as práticas de ginástica. Em contrapartida, o grupo Girassol, apoia e atua em eventos e campanhas sociais realizadas pela administração do município.

Grupo Girassol recebe homenagem pela passagem dos 25 anos

Ao longo da sua existência, o grupo participou de vários eventos, cursos e oficinas, como a mostra de Pintura em Tela (2002), curso de informática básica (2004), e em 2016, o grupo foi convidado a participar do Projeto Empreender na Terceira Idade. Através do projeto, promoveram a feira do agasalho e criaram a Loja Social, que fica localizada na Casa Temática, na Praça Visconde do Rio Branco. A loja funciona durante 9 meses do ano, parando apenas nos períodos da Páscoa e Natal, quando o local precisa ser adaptado para as datas comemorativas.

“Tendo em vista a importância do idoso e de seu bem estar, grupos como o Girassol são de uma importância singular para nossa sociedade, pois valorizam a experiência e os ensinamentos das pessoas mais velhas, colocando-as como protagonistas da história e atribuindo-lhes a devida importância como guardiãs da memória do povo”, disse a Primeira Dama Maria Lúcia.

O grupo Girassol se mantem com recursos financeiros próprios, que são oriundos das mensalidades, ações entre amigas e brechós realizados na cidade. O valor arrecadado é utilizado para custear as despesas de viagens do grupo e mimos para presentear as associadas.  O Grupo de Terceira Idade Girassol tem inscrição de CNPJ e registro de Pessoa Jurídica. Atualmente é coordenado por Adalgisa Villani e já teve como presidentes as senhoras Jaci Guilhermina Garbionatto Vincensi, Nely Vincensi Zamberlan, Elita Beatriz Mafini, Nair do Nascimento e Etelvina Zamberlan Marquezan, tendo a participação importante e fundamental em quase duas décadas de Suzete Mafini.