Turismo e Cultura - Terça-feira, 12 de Maio de 2020

Aulas em período de distanciamento social atingem mais de 97% dos alunos da rede municipal

Equipe diretiva da EMEF Pejuçara esteve com o prefeito Buzzatti para entregar o relatório realizado

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer divulgou nesta semana o relatório do diagnóstico referente ao acesso e desenvolvimento das aulas programadas em Período de distanciamento social em Pejuçara.

O trabalho de pesquisa foi feito pelos professores que integram a equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara e enviado para os pais dos alunos da rede, a partir da utilização de ferramentas como watts-app.

O intento da pesquisa era saber se os alunos estavam tendo acesso aos materiais enviados pelos professores, quais os recursos utilizados para realizar as atividades, a forma de organização dos estudantes para realização das atividades, qual a importância do aprendizado em tempos de distanciamento e isolamento social e se a carga de material pedagógico produzida e enviada pelos professores era excessiva.

A Vice-Diretora dos anos iniciais, professora Vanessa Krabbe Turcatto destacou ainda que o objetivo era conhecer um pouco mais da realidade das famílias neste período de distanciamento social, bem como entender a realidade tecnológica que as mesmas possuem em suas residencias. A partir disso foi feito uma análise de dados e com esta tabulação novas metas e estratégias serão traçadas para tentar alcançar 100% dos alunos.

O questionário foi elaborado através da plataforma do Google Docs, o google forms e o link foi enviado via watts-app sendo que também foram feitos contatos telefônicos com familiares para que tivessem acesso ao material e por conseguinte o trabalho obtivesse o sucesso alcançado.

O questionamento atingiu 293 alunos de um total de 301 matriculados na Escola municipal, perfazendo um percentual de 97.3% do público alvo do estudo.  A Vice-Diretora Vanessa explica que este percentual é o de alunos que deram retorno na pesquisa, sendo que os demais estão sendo atendidos com o material escolar impresso sendo entregue em casa, o que perfaz 100% dos alunos atingidos pela iniciativa. A escola também disponibilizou laptops/uquinha para alunos dos anos finais que não tem computador para que estes tivessem acesso ao material.

O dado positivo na pesquisa apontou que 84% dos alunos, ou 246 estudantes estão conseguindo ter acesso ao material enviado pelos professores, sendo que 2,7% disse não conseguir acessar o material e outros 14.3% ou 42 alunos responderam que acessam o material em partes(de maneira parcial).

No que diz respeito a dispositivos usados para realizar as atividades, 271 ou 92,5% dos alunos estuda pelo celular, 74,4% ou 218 alunos responderam realizar as atividades através de internet wi-fi e outros 122 alunos ou 41,6% dos entrevistados disseram usar dados moveis do celular para acessar as atividades e realiza-las.

44% dos alunos entrevistados disse estudar diariamente, enquanto 43% vem fazendo as atividades semanalmente e 7,8% quando os prazos estão acabando. A pesquisa ainda perguntou  sobre o volume de material produzido e 55,6% dos alunos respondeu entender que a carga não era excessiva, enquanto 27% dos 293 alunos entrevistados disse que o conteúdo era excessivo apenas em algumas disciplinas. O questionário também quis saber sobre a importância da manutenção do aprendizado durante o período de isolamento e distanciamento social. 88,4% disseram que sim, o que evidencia o acerto na tomada de decisão sobre a adoção da modalidade de aprendizado em função da pandemia.

A secretária municipal de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe destacou que os números da pesquisa são a prova da aceitabilidade dos pais para o trabalho educativo desenvolvido pelos professores a distância. O prefeito Eduardo Buzzatti parabenizou a equipe diretiva da escola municipal e seu corpo docente pela iniciativa, reiterando que os dados comprovam que a comunidade escolar está inserida no contexto tecnológico para a educação. “Os dados apontados pela pesquisa de avaliação deste trabalho educativo, mesmo que a distância, mostram que há a promoção do convívio social, devido a interação que fica evidenciada entre pais, alunos e professores”, destacou.

Veja gráficos da pesquisa: