Cultura - Segunda-feira, 29 de Junho de 2015

5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SÁUDE

Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (25/06) a 5ª Conferência Municipal da Saúde. Esta atividade mobilizou durante todo o mês de junho a comunidade com ações nos bairros e interior.

A Comissão organizadora esteve constituída por membros da Secretaria de Saúde, entre eles, o Gestor responsável pela Secretaria de Saúde Erasmo Daronco, com o Cargo de Presidente, na Coordenação Geral Silvana Bolfe, Secretária Geral Marília Pedroso de Oliveira, Relatora Angela Martins e demais membros: Aline Schiavo, Cristiano S. Baiotto e Rosa Maria dos Santos Garbinatto.

O objetivo é avaliar a atual situação da saúde do nosso município, ouvir as solicitações da comunidade e elaborar propostas para a Conferência Estadual. Durante os encontros nos bairros e interior foram discutidos os eixos temáticos e feito o levantamento das necessidades da população, partindo das sugestões, elaborou-se as propostas para serem votadas na tarde da Conferência respeitando os eixos temáticos.

Na oportunidade esteve presente Prefeito Eduardo Buzzatti, Vice Prefeito Marcos Villani, Representando a Câmara de Vereadores, o Vereador João Martins, Secretários Municipais, Presidente do Conselho de Saúde, a Painelista Lúcia Ottonelli Crescente, Apoiadora da Política Nacional de Humanização da Gestão e Atenção ao SUS/ e Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania, Representando a 17ª Coordenadoria Regional da Saúde de Ijuí, Tania Gai Dallepiane e a Famaceútica da 17ª Regional Renata Linassi Barta.

Vários segmentos da comunidade também participaram da votação: Presidente da Rádio Comunitária de Pejuçara Cerineu Mantovani, Representantes do Conselho Tutelar, Supervisor da Cotrimaio Sr. Josemar Trevisan, Loiva Mittelstaedt Chefe do Escritório da Emater, Diretores das Escolas Municipais e Estadual, a Casa Beneficente de Saúde Rio Branco, representada pelo administrador Valdecir Mioso e o Enfermeiro Taborda, demais membros da Secretaria e da comunidade.

Na abertura da Conferência foi cantado o Hino Municipal de Pejuçara, com sua projeção em data show, o Prefeito Eduardo destacou os trabalhos realizados, e a importância da participação da comunidade em avaliar e pensar coletivamente a saúde no município, buscando sempre alternativas para ser ofertado um serviço cada vez melhor a população.

Na coordenação dos Trabalhos de Mesa o Gestor Erasmo Daronco,relatou em números os gastos e os recursos investidos na saúde, também apresentoue acompanhou a painelista Lúcia Ottonelli Crescente, que falou da importância do trabalho realizado pelo SUS destacando a importância da corresponsabilidade do usuário com sua saúde, quanto aos direitos,mas também os deveres. Na oportunidade, Rudinei Perlin, deu seu depoimento como usuário do SUS.

A coordenadora Geral fez a leitura do Regimento da Conferência, apresentou as propostas com votação, e o Cristiano Baiotto realizou a votação para eleição dos Delegados. Ficando assim constituído: Erasmo Daronco, e Marilia pela Gestão da Secretaria de Saúde, Silvana Bolfe e Angela Martins pelo Conselho de Saúde, Suplentes Adil Vincensi, Dalva Boton, Aline Schiavo e Inês Tassotti.

Para finalizar a 5ª Conferência o depoimento da Carol integrante da “Carol Banda Show” e seu esposo Paulo Cezar, emocionou a todos com muitas reflexões através da música e de relatos vividos por familiares, dizendo que sua mensagem seria através da música, a cura da alma está nas nossas ações, entre elas, viver com alegria, ser feliz e assim nada poderá nos derrubar.