10/10/2018 16h23 - Atualizado em 10/10/2018 16h23

Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, através da Coordenação Pedagógica dos anos finais, participação dos professores, parceria como Cepib e com o apoio da Supervisora dos Programas Educacionais está desenvolvendo o Projeto Vivencias, na Classe de Aceleração.

O Projeto surgiu a partir da necessidade de proporcionar aos alunos desta turma a realização de oficinas práticas que oportunizam aprendizagens para a vida. As oficinas contam com a colaboração de pessoas da comunidade, através do trabalho voluntário.

De acordo com o  Plano Municipal de Educação(PME), que está em conformidade com o PNE, 95% dos alunos dos anos finais devem concluir o Ensino Fundamental na idade certa, até o final da vigência do PME.  Por isso, a partir de março de 2018, a escola organizou a turma de Classe de Aceleração, que além de ter uma organização diferenciada, oferece também uma formação que desenvolve habilidades relacionadas ao cotidiano e ao mundo do trabalho, com o objetivo principal de garantir aos jovens a permanência e o sucesso na escola.

Neste sentido, o Projeto Vivências contempla atividades nas diversas áreas do conhecimento, através da realização de oficinas de culinária, marcenaria, meio ambiente, higiene, saúde, artesanato sustentável, palestras, passeios, visitas e pesquisas.

Projeto Vivências melhora desempenho de alunos no ambiente escolar

A partir da participação no Seminário Enfrentamento De Distorção Idade/Série promovido pelo Ministério Público(MP), em Porto Alegre sentiu-se a necessidade de realizar alguns ajustes na parte pedagógica  da Classe de Aceleração, para  obter um  maior envolvimento dos alunos durante as aulas.

Assim surgiu o projeto Vivências, que está em pleno desenvolvimento, com atividades diferenciadas todas as semanas. Em agosto, aconteceram as oficinas de culinária e artesanato sustentável. Em setembro, foram desenvolvidas oficinas relacionadas à higiene, cuidados pessoais, saúde e alimentação saudável. Na sequência, haverá atividades relacionadas ao meio ambiente, como plantio de hortaliças, limpeza de terrenos, plantio de mudas de árvores.

O projeto terá continuidade em 2019, pois a organização curricular da turma está dividida em quatro semestres.

A diretora da Escola Municipal Pejuçara Sandra Zambon salienta que “sabemos que a escola cumpre uma função social muito importante, através do desenvolvimento humano, por isso todo o esforço para combater a evasão e a reprovação são válidos. A conclusão do Ensino Fundamental é o objetivo deste projeto, além de dar subsídios necessários no mercado de trabalho”, pontua.

A partir da base nacional comum curricular, os conteúdos estão a serviço do desenvolvimento das competências cognitivas e sócioemocionais. Através da abordagem de temas contemporâneos e da intencionalidade educativa, almeja-se atender às demandas educacionais atuais. Além disso, uma educação de qualidade para todos, com respeito à diversidade, combate ao preconceito e à discriminação são indispensáveis para a superação das desigualdades sociais.

Informações complementares:

Diretora da Escola: Sandra Zambom

Coordenadora Pedagógica: Anelize Casagrande

Supervisora dos Programas Educacionais: Eliane Zamberlam

Coordenadora do Cepib: Sílvia  da Cruz

Pessoas que ministraram as oficinas: Eliane Basso, Miriam Weishung, Dasser Estevan, profissionais da Área da Saúde, Jordana Linassi