11/06/2018 15h42 - Atualizado em 11/06/2018 15h42

Programa de Educação Fiscal é aplicado para alunos da rede municipal e estadual de ensino em Pejuçara


Programa de Educação Fiscal é aplicado para alunos da rede municipal e estadual de ensino em Pejuçara

A administração municipal de Pejuçara através da Secretaria Municipal de Educação SMEC propiciou aos estudantes da rede Municipal e Estadual de Ensino participarem no mês de maio, com sequência em junho das oficinas de Educação Financeira e Fiscal. Ao todo foram realizadas mais de 10 oficinas aos alunos da Educação Infantil Pré - A e B da escola de Educação Infantil Maria Shuster e com os estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara e Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian.

Segunda a professora Eliane de Moura Zamberlan responsável pela Supervisão do Programa Municipal de Educação Fiscal, estas atividades fazem parte do projeto de Educação Fiscal que tem por objetivo desenvolver ações fiscais nas escolas da rede a fim de oportunizar momentos de reflexão sobre impostos e sua relação com os serviços públicos de modo humanizador e cidadão. 

A oficina de Educação Financeira foi aplicada pela professora Eliane Zamberlan, aos estudantes do Pré-Escola até o quinto ano. Com atividades práticas simulando a aquisição de produtos em um mercadinho as crianças puderam vivenciar as habilidades de compra e venda, troca, e entrega da nota na hora ao finalizar a compra. Os alunos seguiram as atividades realizando nesta semana a visita aos Supermercados do Município para pesquisa. A Turma do 4º ano da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental realizou a visita a Agência bancária Banrisul, na oportunidade os alunos tiveram uma aula sobre aplicação dos recursos e puderam conhecer a agência.

Os Estudantes dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e ensino médio diurno e noturno participaram de uma oficina sobre a Função Social dos Tributos. A temática foi apresentada pelas servidoras kelin Regasson; Responsável pelo Programa de Integração Tributária(PIT) e Inara Caroline Mastella, Inspetora Tributária do Município. Os alunos do Ensino Médio realizaram reflexões, o “eu” e a relação com o “meio” na participação social por meio dos tributos, com a Jornalista e Coaching Kelin Nochang.

O prefeito Eduardo Buzzatti lembrou que o município de Pejuçara foi o segundo no Estado a implantar o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e a partir deste, também o Programa Despertar Empreendedor (PDE), que trabalham, além do empreendedorismo, também a Educação Financeira dos alunos. “Existe uma globalização econômica que se impõe sobre a vida de todas as pessoas e identificar estas situações sócio econômicas, em condições de superá-las, faz parte de uma preparação para as gerações futuras, que através deste projeto compreendem o funcionamento da economia de forma lúdica no ambiente escolar e também com a sua aplicação prática através das oficinas que vem sendo realizadas”, comentou o prefeito.



Enviar por e-mail Imprimir