01/02/2019 11h10 - Atualizado em 01/02/2019 11h10

Prefeito assina termo aditivo que prevê repasse de 156 mil para o hospital em 2019

O prefeito Eduardo Buzzatti assinou na manhã desta sexta-feira(1) o Termo Aditivo ao Termo de Fomento com o incremento no repasse de recursos para a Associação Hospitalar Rio Branco de Pejuçara. O documento prevê que o município faça o repasse mensal de R$ 13 mil neste ano de 2019, o que totalizará R$ 156 mil repassados para a instituição de saúde durante a vigência do contrato.

O gestor da saúde de Pejuçara Erasmo Daronco, o assessor jurídico Gregory Zuffo e o presidente da Associação Hospitalar Rio Branco Paulo Sérgio Darui Oberto acompanharam o ato. O gestor Erasmo Daronco disse ser muito importante este investimento dos recursos municipais na saúde para o subsídio ao pleno funcionamento dos serviços. De acordo com ele,  isso também incentiva determinadas práticas e atividades de saúde com os profissionais, voltadas a atenção básica a partir do compromisso com a saúde pública no município.

Salientou que através da parceria, a prestação de serviços aos usuários da rede com o atendimento fora do horário normal dos ESFs tem a assistência hospitalar, tanto na urgência e emergência, quanto no trabalho ambulatorial e assistência na observação clínica, financiados através deste convenio de prestação de serviços. “Com este investimento de recursos públicos para o hospital estamos complementando a assistência e o cuidado dos usuários do sistema único de saúde em Pejuçara”, observou Daronco.

O prefeito Eduardo Buzzatti ressaltou que enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA) teve variação de 3.75%, o aumento no repasse de recursos ao hospital foi de 8.3%. “Em 2018, repassamos R$ 12 mil por mês, cerca de R$ 144 mil no ano. Neste ano serão R$ 156 mil como forma de subsidiar os serviços de saúde prestados à nossa comunidade pelo Hospital Rio Branco”, destacou.

Buzzatti salientou ainda que de 2013 até agora, o incremento no volume de recursos do município, repassados a Associação Hospitalar Rio Branco chegou a 85.71%. “Em 2012, antes de nós assumirmos a administração de Pejuçara eram repassados apenas R$ 7 mil mensais ao hospital. Nosso compromisso é enfrentar as dificuldades existentes, no que tange ao repasse de recursos do Estado para a saúde do município, buscando manter os serviços prestados à nossa população”, disse o chefe do executivo.

No mesmo ato o prefeito também assinou o termo aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços de Assistência Médica de Natureza Hospitalar que prevê a atualização dos valores repassados a instituição com base na variação de 3.75% no IPCA. De acordo com ele, em janeiro, o valor repassado ao hospital chegou a R$ 64 mil.