08/04/2019 12h19 - Atualizado em 08/04/2019 12h19

Campanha de Vacinação com a Influenza começa dia 10

A  Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) dará início nesta semana a campanha de imunização contra o vírus influenza da gripe. O trabalho começa dia 10 de abril para o grupo prioritário que compreende mulheres gestantes e crianças de seis meses a seis anos incompletos. O atendimento no Centro Municipal de Saúde ocorrerá do dia 10 de abril até o dia 31 de maio, sendo que no dia 12 de abril o atendimento será estendido das 18h às 21h.

A enfermeira responsável pelos programas de imunização na SMS, Aline Gherke comentou que a partir do dia 22 de abril serão vacinados puérperas até 45 dias, trabalhadores da saúde, professores, idosos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Estas pessoas integram os grupos prioritários.

Um roteiro para vacinação das comunidades do interior do município de Pejuçara também foi estabelecido tendo início no dia 23 de abril às 13h45 em Vista Alegre e às 15h em Santa Apolônia. No dia 25 de abril serão imunizadas contra a gripe pessoas das comunidades de Linha Macúglia e Marmeleiro. E no dia 30 de abril haverá vacinação dos grupos de idosos no Centro Municipal do Idoso.

Aline Gherke informou ainda que o dia D de vacinação contra o vírus da gripe será realizado em 4 de maio, envolvendo integrantes das equipes de saúde do município de Pejuçara.

Na campanha vacinal contra a influenza no ano de 2018 o estado do Rio Grande do Sul alcançou uma cobertura vacinal de 85.44% nos grupos prioritários, quando a meta era vacinar pelo menos 90%. A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS) alcançou cobertura de 87.67% nos grupos prioritários, chamando a atenção para o grupo de gestantes e crianças, que assim como no cenário nacional vêem apresentando as menores taxas de cobertura, chegando a 80.46 e 75.80% respectivamente n 17ª CRS.